quarta-feira, 23 de junho de 2010

Mas o que você acha que vai acontecer quando você morrer?

Essa pergunta, “o que você acha que vai acontecer quando você morrer?” é uma que todo ateu está acostumado a ouvir com freqüência, em conversas com religiosos. Além de outras menos filosoficamente interessantes como “mas você odeia religião?”.

A primeira dificuldade de responder essa pergunta a um crente – e note que por crente, eu quero dizer pessoa que acredita em algo, não necessariamente estou falando de evangélicos – é conseguir fazer com que meu ponto de vista seja compreendido. Para um ateu como eu essa pergunta é tão absurda quanto alguém perguntar “mas o que acontece com uma casa depois que ela é demolida?”. A casa não existe mais, não tem nada para acontecer com ela e, mesmo se tivesse, não poderia acontecer algo com uma casa que deixou de existir.

Essa, meu amigo crente, é a resposta. É muito simples para nós ateus, embora aparentemente seja bastante complexo para as pessoas que acreditam piamente no conceito de alma e vida após a morte.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro, você concorda comigo que o fato de você ou eu acreditarmos em algo, não faz com que esse algo deixe ou passe a existir? A questão não é o que eu ou você acha que vai acontecer quando morrermos. Mas sim o que realmente, independente da nossa crença, vai acontecer. Baseio minha crença na vida após a morte no fato histórico da ressurreição de Jesus Cristo, Filho de Deus.

    ResponderExcluir