quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Arquidiocese do Rio quer receber por Cristo Redentor em 2012

Eu sei, parece piada, mas é sério! A ilusre Arquidiocese do Rio de Janeiro está cobrando uma idenização da Columbia Pictures, porque imagens do Cristo Redentor foram usadas no filme 2012.

No filme “2012”, do cineasta alemão Roland Emmerich, o Cristo Redentor é destruído junto com outras construções famosas ao redor do mundo. De acordo com Claudine Dutra, responsável pelo departamento jurídico da arquidiocese, a negociação está sendo feita de forma amigável e ainda não há uma ação contra a Columbia e nem um valor estipulado da indenização.
“Eles nos procuraram na fase de pré-produção do filme, acho que em 2008, para pedir autorização e isso foi negado. Mesmo assim, eles usaram o Cristo no filme”, afirmou a advogada.

A verdade é que os direitos de imagem da estátua no topo do Corcovado são centro de uma disputa antiga. Há três grupos proclamando-se os donos de sua imagem: a família do escultor Paul Maximilian Landowski, a Prefeitura do Rio de Janeiro e a Arquidiocese do Rio de Janeiro. A família de Paul Maximilian Landowski move ações em diversos tribunais, querendo receber direitos autorias sobre qualquer uso da imagem do Cristo, incluindo publicidade, postais, pôsteres, livros e outros souvenires. A Prefeitura do Rio e a arquidiocese não chegam a ir tão longe, mas disputam o direito de administrar a estátua. A arquidiocese tem o argumento que recebeu a estátua de presente da União, em 1934, enquanto a prefeitura acredita tratar-se de um símbolo da cidade, sendo patrimônio histórico do Rio de Janeiro.

Em resumo: a imbecilidade dos religiosos envergonha o Brasil no mundo mais uma vez. Processar alguém por usar imagem de um monumento PÚBLICO? Será que o Egito processa quem filma as pirâmides?

Nenhum comentário:

Postar um comentário