quarta-feira, 13 de junho de 2007

Dráuzio Varella, o Ateísmo e o respeito mútuo

Eu sei, faz tempo que não tem posts com conteúdo original aqui só posts do tipo "olha só isso aqui que legal". É que ultimamente estou "sem tempo" (desculpa padrão para qualquer coisa) mas espero em breve voltar a escrever posts com conteúdo.

Encontrei o link do vídeo abaixo no Eu Podia Tá Matando hoje e resolvi postar. Primeiro porque a resposta dele em si é bastante interessante, não sendo uma daquelas resposta de "ateu violento" que não consegue se conter ao responder alguma coisas (como eu, admito). Segundo porque eu realmente não sabia que ele era ateu.




Acho que todo ateu, infelizmente, já passou por uma situação em que foi hostilizado por não acreditar em Deus.

domingo, 3 de junho de 2007

10 Sinais de que você é um cristão fundamentalista

Tinha visto recentemente, através do Digg, o post em ingles Top Ten Signs You're a Fundamentalist Christian muito interessante. Engraçado e real ao mesmo tempo.

Estava começando a fazer uma tradução livre para postar aqui quando a preguiça me fez procurar no Google para ver se ninguem já tinha feito, é encontrei uma feita pelo site Ateus do Brasil:
  1. Você nega com veemência a existência dos milhares de deuses das outras religiões, mas sente-se ofendido quando alguém nega a existência do seu.
  2. Você se sente ofendido e “desumanizado” quando cientistas dizem que as pessoas evoluíram a partir de outras formas de vida, mas aceita sem problema a alegação bíblica de que nós todos viemos do barro (e a mulher de uma costela).
  3. Você ri dos politeístas, mas acredita sem problemas em um deus trino.
  4. Você fica indignado quando lhe falam das atrocidades de Allah, mas não tem a mínima reação ao ouvir sobre como o deus Jeová massacrou todos os bebês do Egito no Êxodo e mandou eliminar grupos étnicos inteiros no livro de Josué, incluindo mulheres, crianças e seus animais!
  5. Você ri das crenças hindus que divinizam humanos, e dos gregos que alegam que deuses dormiram com mulheres, mas não vê problema algum em acreditar em que o Espírito Santo engravidou Maria, que deu à luz um homem-deus que foi assassinado, ressuscitou e depois subiu aos céus.
  6. Você está disposto a passar a vida procurando furos nas evidências científicas de que a Terra tem alguns bilhões de anos de idade, mas não vê nada de errado em se acreditar nas lendas de tribos nômades da Idade do Bronze, que afirmam que a Terra existe há apenas umas poucas gerações.
  7. Você acredita em que apenas os que compartilham da sua crença serão salvos. Todo o resto da humanidade, incluindo os membros de seitas rivais, passará a eternidade queimando em um inferno de fogo e sofrimento. E ainda assim considera que a sua religião é a mais tolerante e a que tem mais amor.
  8. Embora a ciência moderna, história, geologia, biologia e física não consigam convencê-lo, você aceita sem discutir que algum idiota estrebuchando no chão e falando em “línguas” por aí é evidência suficiente para “provar” a veracidade do cristianismo.
  9. Você define como “alta taxa de sucesso” quando 0,01% das orações são atendidas. Isto para você é uma prova de que orar funciona. E pensa que os 99,9% restantes que não deram certo foram simplesmente pela vontade de Deus!
  10. Você na realidade sabe muito menos sobre a Bíblia, cristianismo e história da Igreja do que muitos ateus e agnósticos - mas ainda assim se autodefine como cristão.
Autor: Evil Bible.com
Tradução: Fernando Silva e Fábio Luis Emerim


Aproveito para recomendar que vocês visitem o restanto do blog. Eu não conhecia e achei bastante interessante.